Uma viagem ao Pantanal é uma jornada inesquecível por um dos ecossistemas mais impressionantes e diversificados do planeta. O Pantanal é a combinação de natureza exuberante, rica biodiversidade e identidade cultural marcante, com tradições e influências dos diversos povos que fizeram desta terra um santuário ecológico. A região é considerada um paraíso para a prática de observação da vida selvagem. Por isso, um safari fotográfico para observar onças-pintadas é a pedida perfeita!
Jornada até o Pantanal
A sua viagem começa em Cuiabá, a capital do estado do Mato Grosso.
Saindo de lá, o carro vai te levar até a região do Porto Jofre, no município de Poconé.
São 100 quilômetros de estrada asfaltada e outros 145 quilômetros de estrada de chão.
Mas todo esse esforço vale a pena! A começar pelas paisagens que você vai ver enquanto ainda está na estrada.
Durante todo o trajeto, o guia vai fazendo algumas paradas estratégicas para observação de outros animais.
Você vai se encantar com os jacarés, capivaras, antas, veados, papagaios, araras,
tamanduás e vários outros animais. Esteja sempre com a sua câmera fotográfica na mão para não perder nenhum ângulo!
E se tiver sorte, já vai ver alguma onça-pintada pela estrada.
Expedição pelos rios Você chegará em Porto Jofre na hora do almoço. Horário ideal para fazer o check-in na pousada, almoçar e descansar um pouco. Aproveite para carregar seus equipamentos eletrônicos, pois a segunda parte do dia será intensa. O guia vai te acompanhar até o local onde sairá o barco para a expedição pelos rios. Ele vai explicar como será o passeio e te entregar os equipamentos de segurança necessários. A bordo do barco, é só seguir viagem!
Você irá navegar pelos rios Cuiabá, Piquiri, Braço do Rio São Lourenço e Corixos. Esse passeio dura cerca de 3 a 4 horas e a todo o momento você estará em busca de avistar as majestosas onças-pintadas. Elas estarão em seu habitat natural, em meio a matas intocáveis, o que deixa o momento ainda mais especial! Não esqueça de estar com sua câmera fotográfica sempre em mãos, porque cada minuto pode render fotos incríveis! Além da onça-pintada, você terá a oportunidade de contemplar um pôr do sol incrível no Pantanal. Aproveite cada minuto antes de voltar para a pousada!
Segundo dia de expedição O dia começa cedo, com um café da manhã na pousada mesmo! Em seguida, o guia vai te levar para mais um passeio de barco pelos rios Cuiabá, Piquiri, Braço do Rio São Lourenço e Corixos. Esse passeio também dura cerca de 3 a 4 horas navegando pelo habitat da maravilhosa onça-pintada.
O almoço será no barco mesmo! Você terá a oportunidade de comer uma refeição típica da região, com salada, arroz, frutas, frango, carne ou peixe. Mas você também poderá optar por almoçar no hotel, ao invés de comer no barco. A escolha é sua, é só conversar com o guia!
Voltando para Cuiabá Como tudo o que é bom dura pouco, o retorno para Cuiabá é logo depois do almoço. A estrada é a mesma da ida para o Pantanal e você ainda terá a chance de observar vários animais pelo caminho! A viagem dura entre 3 e 4 horas e você chegará em Cuiabá no fim do dia. Na mala, você terá muitas fotos incríveis para mostrar para os amigos e familiares! Uma experiência realmente inesquecível!
Fique ligado! A melhor época para avistar as onças-pintadas no Pantanal é entre junho e setembro. Nesse período a chance de avistá-las varia entre 80% a 90%. Mas isso não quer dizer que em outras épocas do ano você não verá essas onças. É só escolher a melhor data para as suas férias e fazer as malas! O Pantanal é sempre uma excelente opção!
|