Roteiro com início em Alter do Chão inclui experiências na selva e visitas às comunidades locais, criando proximidade com o modo de vida regional. Quando pensamos na Amazônia, a primeira imagem que vem à mente são as vastas florestas tropicais e os rios imponentes que cortam a paisagem exuberante. Mas dentro desse vasto território verde, há um lugar que se destaca como um verdadeiro paraíso escondido: Alter do Chão. Localizada no coração do estado do Pará, a pequena vila à beira do Rio Tapajós tem muito a oferecer aos visitantes.
Belezas naturais Para os amantes da natureza e da aventura, não faltam opções de ecoturismo em Alter do Chão. Trilhas pela floresta, passeios de caiaque pelos igarapés e observação de pássaros são apenas algumas das atividades disponíveis para você explorar a rica biodiversidade amazônica.
E você pode ir além, embarcando em um roteiro completo para vivenciar o encontro profundo com as águas, com as matas e com os povos dessa fascinante floresta. Você vai navegar por três diferentes ecossistemas fluviais: Rio Tapajós, Rio Arapiuns e Rio Amazonas. Cada um apresenta uma diferente coloração de água, assim como fauna e flora únicas, influenciando nas culturas e tradições de suas comunidades ribeirinhas.
Início da jornada Essa vivência inesquecível começa em Alter do Chão, quando você embarca em um barco por volta das 12 horas. A partir daí, você vai viver aprendizados e emoções nunca imaginadas! Para entrar no clima da viagem, o barco vai navegar pelo Rio Tapajós. A primeira parada será em uma charmosa praia do rio onde você será convidado a dar o primeiro de muitos mergulhos, doces e refrescantes, na Amazônia do Pará.
Após o banho de rio, o barco segue rumo às águas brancas do Canal do Jari, já no ecossistema do famoso Rio Amazonas. Prepare a câmera, pois os botos podem aparecer para acompanhar a sua viagem. E não para por aí! O pôr do sol nas águas do Amazonas vai te deixar de queixo caído. Ainda mais que ele será acompanhado de drinks de frutas locais servidos no barco.
O barco segue sua viagem, acompanhando as estrelas, para as águas negras do Rio Arapiuns. Você terá a oportunidade de degustar os sabores da deliciosa culinária paraense, com aperitivos e pratos típicos, em um jantar preparado pela tripulação. Depois disso, é só namorar por um tempo o céu estrelado e ir dormir com a sensação de quero mais!
Segundo dia O poder de cura da Floresta Amazônica é o grande destaque deste segundo dia de viagem. Você irá acordar com
o barco atracado em frente à Aldeia Atodi. Após um café da manhã reforçado, você irá caminhar pela floresta na
companhia da cacique e da pajé. Isso mesmo, são as mulheres que assumem a liderança nessa comunidade e
vão conduzir o grupo pela
trilha na mata, contando histórias e compartilhando seus saberes.
Ao longo da caminhada você vai receber uma verdadeira aula sobre o poder das plantas, com demonstração de como as plantas e cascas das árvores são usadas no preparo de medicamentos. Uma vivência incrível! E como você está na floresta, claro que o passeio vai terminar em um revigorante banho em um igarapé de águas cristalinas.
Quase na hora do almoço, é o momento de voltar para o barco para descansar, comer alguma coisa e ficar à vontade. Com as energias renovadas, aproveite um delicioso passeio de canoa na lagoa da Atodi no fim da tarde. E a noite terá um jantar especial na praia ao som de música paraense.
Terceiro dia Logo após o café da manhã você irá conhecer uma típica casa de farinha na comunidade São Marcos onde você vai acompanhar o processo de produção dos derivados da mandioca – alimentos indispensáveis para os povos da floresta.
Na volta para o barco, você poderá relaxar e aproveitar a praia com drinks e os tradicionais e irresistíveis petiscos. Mas se você preferir, pode estender uma rede na sombrinha de alguma árvore e ficar por ali mesmo.
No fim da tarde, o nosso encontro é com a comunidade Coroca, outro importante vilarejo da região. Você vai conhecer a lagoa das tartarugas e o berçário de tartaruguinhas do projeto de recuperação da espécie. Também terá uma pausa para compras em uma loja de artesanatos produzidos pela comunidade. À noite, mais um jantar especial iluminado pelas estrelas!
Quarto dia Depois de navegar ao longo da noite, você vai ver o amanhecer na Floresta Nacional do Tapajós. O barco atraca em frente à comunidade Jamaraquá para uma trilha longa na floresta primária. O objetivo é alcançar a famosa Samaúma gigante e saciar a alma aventureira em um dos mais belos igarapés da Amazônia.
Você sabia? A Samaúma é uma árvore considerada a vovó da floresta por chegar a ter cerca de 600 anos de idade. Essa gigante da Amazônia é extremamente generosa, com longos galhos e copa densa. Ela é capaz de carregar nos braços e abrigar diversas espécies da flora, de pássaros e outros animais.
Depois da longa trilha, você estará de volta ao barco que, durante a noite, irá navegar para um encontro especial na Aldeia Munduruku. Os anfitriões estarão aguardando para um ritual indígena. Uma experiência que você só vai viver na Amazônia!
Quinto dia No dia seguinte, o povo Munduruku vai te convidar para conhecer a Aldeia Bragança. Você terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia, entender as tradições e, ainda, aprender alguns saberes essenciais para viver na floresta. Tudo isso regado a rodas de conversa, oficina de pintura corporal, confecção e prática de arco e flecha.
Por toda a experiência você será conduzido a desconstruir estereótipos da figura do indígena para compreender, no atual contexto do mundo, toda a complexidade e importância da atuação dos verdadeiros guardiões da Amazônia.
À tarde, o barco segue para uma das mais belas praias do Tapajós. É hora de descansar e se preparar para o jantar de despedida!
Sexto dia Acorde bem cedo para viver o momento mágico de ver o sol nascer na Amazônia. A chegada dos primeiros raios vai criando um verdadeiro festival de cores no céu e no reflexo das águas. Aproveite para dar seu último mergulho no Tapajós, pois o desembarque em Alter do Chão será por volta das 12 horas.
|